Dia da Segurança do Computador

30 Nov 2017, 21:06

Hoje, dia 30 de novembro, celebra-se o Dia da Segurança do Computador.

Partilhe

Hoje, dia 30 de novembro, celebra-se o Dia da Segurança do Computador. Este dia foi criado em 1988, nos Estados Unidos, numa altura em que os computadores começavam a marcar presença em muitas empresas e mesmo em algumas habitações. Embora os vírus e os crimes informáticos sejam uma realidade desde os primórdios da internet, com a propagação dos computadores e da internet, começaram a haver cada vez mais oportunidades para os hackers.

Como tal, o Dia da Segurança do Computador foi criado não só com o intuito de consciencializar os utilizadores dos perigos inerentes à utilização destas tecnologias, como também para divulgar formas de se protegerem contra eles.

Assim, a melhor forma de celebrar este dia é garantindo que está a praticar as principais medidas de segurança informática:

1. Manter o sistema operativo atualizado.

2. Ter um software anti-malware instalado e atualizado, bem como fazer scans regularmente.

3. Utilizar passwords fortes. Uma password forte é composta por mais de 6 caracteres e utiliza minúsculas, maiúsculas, números e símbolos. As passwords devem ser únicas (ou seja, não utilizar a mesma password para websites diferentes) e alteradas periodicamente.

4. Manter uma cópia atualizada e encriptada dos ficheiros importantes numa pen, disco externo ou na cloud.

 

Autor

Partilhe

Interaja

Sugira

Faça um comentário

* Campos obrigatórios

Fique a par das novidades. Subscreva a nossa newsletter.